ProUni, o que é?

Faaaaalaa futuro universitário! Como cê tá? No artigo passado, nós demos uma passadinha e colocamos na mesa o que valia a pena, ENEM ou Vestibular. Mas agora fica a pergunta, você sabe que tem direitos como o ProUni?

Isso mesmo!  Você, pessoa de baixa renda, tem direito a inclusão no Ensino Superior! E melhor, DE GRAÇA. E para isso existe o ProUni. Ainda tá confuso HiCamper? Deixa que eu te dou uma explicada aqui.

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. Lançado em 2004, o programa tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior e reduzir as desigualdades sociais no país.

O PROUNI oferece duas modalidades de bolsas de estudos: integral e parcial. A bolsa integral cobre 100% das mensalidades do curso, enquanto a bolsa parcial cobre 50% do valor das mensalidades. Além disso, os estudantes que recebem bolsas do PROUNI podem solicitar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para cobrir os custos restantes do curso.

Mas como eu posso conseguir a bolsa ProUni?

Mas esquipe HiCampi, por onde eu começo? Então, o ProUni tem uma relação digamos… de existência com o ENEM, ou seja, você vai precisar da nota para o critério de avaliação, sendo no mínimo, bem mínimo mesmo, 450 pontos para ENTRAR nos requisitos de participação (mas lembre-se, a nota de corte para o curso que você deseja depende, algumas podem ser maiores que isso, ou seja, 450 no ENEM deixa com que você participe da inscrição ProUni, mas não significa que automaticamente passou).  Outro requisito é não ter zerado a redação do ENEM.

Ah, mas como se zera uma redação do ENEM? Claro, ferir direitos humanos, o que na verdade, é até crime, tá ligado? Vamos dizer que é uma infração bem perceptível…. mas tem outros jeitos? Claro que sim meu nobre, dá uma olhada e fique esperto!

Requisitos para zerar a redação no Enem

Para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma redação pode receber nota zero em várias situações específicas. Aqui estão os motivos principais:

  • Fuga Total ao Tema: Quando o texto não aborda o tema proposto pela prova.
  • Não Atender à Estrutura Dissertativo-Argumentativa: O ENEM exige uma redação dissertativo-argumentativa. Textos narrativos, descritivos ou outros tipos de textos que não sigam essa estrutura podem ser zerados.
  • Texto com Menos de 7 Linhas: Redações muito curtas, com menos de 7 linhas escritas, são automaticamente zeradas.
  • Cópia Integral de Textos Motivadores: Se o texto da redação for uma cópia dos textos apresentados na prova (textos motivadores) ou de outras partes da prova, sem nenhum desenvolvimento próprio.
  • Desrespeito aos Direitos Humanos: Redações que contenham propostas que desrespeitem os direitos humanos podem ser zeradas. Isso inclui incitação ao ódio, discriminação, preconceito, violência, entre outros.
  • Parte Deliberadamente Desconectada do Tema: Caso o candidato inclua, de forma deliberada, partes do texto que não tenham conexão com o tema proposto, mesmo que outra parte do texto esteja correta, a redação pode ser zerada.
  • Impropérios, Desenhos e Outras Formas Propositais de Anulação: Se o candidato usar palavrões, fizer desenhos ou escrever qualquer conteúdo que indique a intenção de anular a redação.
  • Folha em Branco: Quando a folha de redação é entregue em branco, sem nenhum texto.

Esses são os principais critérios que levam uma redação do ENEM a receber nota zero. É importante que os candidatos estejam atentos a esses pontos para evitar perder a pontuação por motivos evitáveis. 

O que me faz ter direito à bolsa do ProUni?

Aqui estão os grupos de solicitantes organizados de forma clara:

Professor da rede pública de ensino

Que atenda às seguintes condições:

– Dê aula na educação básica;

– Faça parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública em que atua.

OBS: Estes solicitantes podem concorrer exclusivamente a bolsas nos cursos de licenciatura.

Estudante com necessidades especiais

Que atenda às seguintes condições:

– Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública de ensino;

– Tenha participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;

– Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;

– Não tenha diploma de curso superior;

– Seja portador de necessidades especiais graves.

Estudante da rede pública

Que atenda às seguintes condições:

– Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública de ensino;

– Tenha participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;

– Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;

– Não tenha diploma de curso superior.

Estudante da rede privada

Que atenda às seguintes condições:

– Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede privada como bolsista integral, ou parte como bolsista integral na rede privada e parte na rede pública;

– Tenha participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;

– Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;

– Não tenha diploma de curso superior.

documentação-necessária-prouni
Confira os documentos necessários para o ProUni.

Documentação necessária para o ProUni

Tá bom, tá bom, vamos dizer que você passou no Enem com uma nota ótima…. tem direito ao ProUni, mas e agora? Agora é correr atras meu filho, vai ter que imprimir um montão de documento pra provar a sua condição social, o processo é bem demorado mesmo, e normalmente as pessoas ficam BEM perdidas nessa parte, o que atrasa demais na entrada da faculdade…. então bora dar uma conferida? Lembrando que os coordenadores podem pedir documentos a mais, dependendo da situação.

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), você precisa apresentar uma série de documentos para comprovar que atende aos critérios de elegibilidade. A lista pode variar um pouco de acordo com a instituição de ensino, mas geralmente os documentos solicitados incluem:

Documentos de identificação:

   – Documento de identidade (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, etc.).

   – CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Comprovante de escolaridade:

   – Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio (rede pública ou como bolsista integral em escola particular).

   – Caso tenha cursado parte do Ensino Médio em escola particular e parte em escola pública, apresentar documentação de ambas as instituições.

Comprovante de renda:

   – Contracheques, declarações de imposto de renda, extratos bancários, ou outros documentos que comprovem a renda familiar dos últimos três meses.

   – Carteira de trabalho (cópias das páginas de identificação, último contrato de trabalho e a próxima página em branco).

   – Declaração de recebimento de benefícios como aposentadoria, pensão, seguro-desemprego, etc.

Comprovante de residência:

   – Contas de água, luz, telefone, gás, ou contrato de aluguel dos últimos três meses.

Comprovante de participação no Enem:

   – Comprovante de inscrição no Enem e resultados obtidos na edição imediatamente anterior ao processo seletivo, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Documentos complementares para situações específicas do ProUni:

   – Certidão de casamento ou declaração de união estável (se aplicável).

   – Certidão de nascimento dos filhos (se aplicável).

   – Laudo médico comprovando necessidades especiais, para estudantes com deficiência.

   – Declaração de que não possui diploma de curso superior.

Para professores da rede pública de ensino:

   – Declaração da instituição de ensino comprovando que é professor da educação básica e faz parte do quadro de pessoal definitivo.

Mas eae? Aprendestes o que é ProUni? Espero que sim meu campeão, e se você tem direito, boa sorte em sua entrada! Até o próximo artigo!

Autora: Fernanda Helena de Campos.

POSTS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS