13 produtos pra empreender na universidade

A universidade é tipo um microcosmo do mundo real. Diversidade de estilos de vida, interesses e necessidades se encontram e, se você tá pensando em empreender nesse rolê, entender essa diversidade é a chave para criar produtos que realmente façam sucesso.

A demanda por praticidade, personalização e aquele toque de bem-estar só cresce, e os nichos estão aí, prontos pra serem explorados. Portanto, vamos de 13 produtos que podem ser o próximo sucesso no campus, com tudo pensado pra galera universitária.

Produtos para empreender na universidade

“O que empreender?” é uma das dúvidas mais comuns. Mas, calma… dá para facilitar esse processo dividindo as ideias em potenciais categorias para empreender e, assim, gerar aquela renda extra.

Vamos começar com a primeira categoria, focando em produtos alimentícios, que são sempre uma ótima opção para quem deseja empreender com baixo custo inicial.

Alimentos

1. Lanches rápidos e saudáveis

Aqui não tem erro: os estudantes vivem numa rotina de correria, então nada como um lanche rápido, mas que não pese na consciência. Barras de cereais, nuts, granola e até frutas secas são perfeitas pra esse público que quer saúde sem perder tempo. E, claro, opções veganas e sem glúten sempre fazem sucesso!

2. Bebidas quentes e geladas

Café, chá ou aquele smoothie? Se rolar energia de graça, melhor ainda. Bebidas, principalmente as naturais e refrescantes, são sempre sucesso. Seja pra manter a galera ligada nos estudos ou pra dar aquele break com um suco geladinho, esse produto é infalível.

3. Snacks indulgentes

Ok, a galera também curte um break mais… indulgente. Ou seja, chocolates, brigadeiros, bolos caseiros e até salgadinhos são sempre muito bem-vindos. Aqui, a ideia é satisfazer aquele desejo de “comer algo gostoso” sem perder a qualidade ou o sabor.

Estilo e moda

4. Acessórios descolados

Nada como um acessório que dê aquele toque pessoal no look universitário. Isto é, desde mochilas estilosas a acessórios que ajudam a expressar personalidade – investir em moda na universidade é praticamente uma aposta certeira. Fica a dica!

5. Itens personalizados

Aqui a personalização reina! Capinhas de celular, garrafinhas com frases divertidas, mochilas e carteiras com aquela cara única. Todo universitário ama ter algo exclusivo, e oferecer isso é um gol de placa.

Gadgets tecnológicos

6. Capinhas de celular

Simples, baratas e super populares. Todo mundo adora personalizar o celular, e as capinhas entram aí como a solução perfeita. Fácil de produzir e vender, com apelo total na galera.

7. Fones de ouvido

Os fones de ouvido, embora existam de tudo quanto é marca e preço, têm uma alta demanda entre os estudantes. Fones básicos, mas com boa qualidade de som, são essenciais pra quem curte ouvir música ou assistir aula online. E, melhor, não pesam no bolso!

Bem-estar e conforto

8. Produtos de autocuidado

Depois de um dia de estudos intensos, a galera precisa relaxar. Cremes hidratantes, óleos essenciais e difusores de aroma ajudam a criar aquele clima relaxante, perfeito para aliviar o estresse entre uma aula e outra.

9. Produtos contra o estresse

Estudo, prova, trabalho. Tá todo mundo sobrecarregado. Bolas antiestresse, massageadores e kits de relaxamento podem ser o toque perfeito pra dar aquela aliviada na tensão do dia a dia.

Estudo e organização

10. Material de escritório diferenciado

Todo mundo ama aquele caderno fofo, canetas coloridas e post-its que ajudam a organizar o caos acadêmico. Mas se forem itens diferenciados, a galera vai adorar ainda mais. Estudo nunca foi tão estiloso!

11. Kits de revisão para provas

Quando o semestre aperta, os kits de revisão são a salvação. Mapas mentais, flashcards e resumos prontos ajudam a galera a passar nas provas com mais facilidade. E ainda dá aquele help no stress pré-exame.

Decoração e criatividade

12. Decoração para o quarto

O cantinho de estudos ou o dormitório merece ter aquele toque pessoal. Quadros com frases motivacionais, posters, almofadas personalizadas. Tudo pra fazer o estudante se sentir inspirado e, claro, mais confortável.

espaços-meios-opções-para-empreender-na-universidade-faculdade-digital
Transforme sua rotina acadêmica em um negócio de sucesso (físico ou digital).

Espaço físico vs. digital: qual é a melhor opção para empreender?

A escolha entre empreender no físico ou no digital vai depender do quanto você tá disposto a se adaptar. Ambos têm seus prós e contras, mas tudo vai depender do seu produto e do tempo que você pode investir.

Empreender no espaço físico

Ter um quiosque no campus é uma boa pedida, especialmente se a universidade apoiar o processo. Isso permite interação direta com os alunos e faz com que você consiga pegar aquele feedback instantâneo. A logística pode dar um trabalho, mas o impacto é imediato!

Empreender no digital

Aqui a flexibilidade é maior. Sem as amarras de um ponto físico, você pode usar redes sociais, e-commerce ou até mesmo o Mercado Livre pra alcançar uma galera além da sua faculdade. Mas, claro, tem que investir no marketing digital pra se destacar.

Empreender com apoio da universidade

Sobretudo, a universidade desempenha um papel fundamental no apoio aos alunos empreendedores, seja no espaço físico ou no digital. Aliás, quando ela oferece infraestrutura, mentoria e oportunidades de networking, os estudantes têm mais chances de sucesso. Esse suporte facilita o processo de escolha entre os dois caminhos, já que a universidade pode fornecer recursos e orientações práticas para cada tipo de empreendimento.

Se o seu negócio envolve um produto físico e você tem a chance de vender no campus, aproveite! Mas se você sentir que o digital é mais viável para o seu tipo de produto ou serviço, a universidade também pode ajudar a direcionar suas ações online, oferecendo até cursos sobre marketing digital, gestão de e-commerce e venda online.

Além disso, empreender em ambos espaços pode ser uma melhoria super viável para o futuro. Enfim, já deixa esse insight de canto para aplicar em algum outro momento!

A chave para o sucesso: diversidade

No final, empreender na universidade é sobre diversificar e entender o que realmente faz parte do dia a dia dos estudantes. Isto é, oferecer produtos que atendam a diferentes necessidades e gostos é o caminho para criar algo que seja mais do que um negócio: pode virar um verdadeiro sucesso.

Então, bora fazer a diferença e se jogar nessa jornada empreendedora universitária. O segredo é observar, personalizar e, claro, inovar para empreender de modo rentável!

 

POSTS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS